Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reino Protista

Reino Protista
O que é o Reino Protista, ornanismos unicelulares e multicelulares, espécies, eucariontes

Introdução

O reino protista engloba uma grande variedade de organismos unicelulares (com uma única célula) e algumas formas simples de organismos multinucleares (com vários núcleos) e multicelulares (com várias células).
O termo protista deriva do grego e significa “ primeiros de todos” , dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução.
Reino constituído por organismos unicelulares eucariontes, representados pelos protozoários (amebas e paramécios) e certas algas unicelulares (euglenofíceas, pirrofíceas e crisofíceas).
Os organismos incluídos neste reino são todos eucariontes, podendo ser unicelulares, coloniais ou multicelulares, embora estes últimos sejam pouco diferenciados.
A grande maioria dos protistas é de vida livre, mas existem relações de simbiose, mutualismo e mesmo parasitismo.
Os protistas habitam quase todo local onde exista água, sendo importantes componentes do plâncton, uma comunidade de organismos que nadam ou vagueiam passivamente junto á superfície dos lagos e oceanos. Existem igualmente em meio terrestre, desde que haja umidade suficiente, ou o interior de seres vivos.

Características principais

Fazem parte também do reino protista alguns organismos eucariontes, estes seres possuem núcleo envolto por membrana celular, DNA associado a histonas (principais proteínas que compõe a cromatina e que desempenham um importante papel na regulação dos genes) e organelas como, por exemplo, as mitocôndrias e os cloroplastos.

Recentemente foi proposto um sistema de classificação que classifica os organismos eucariotes entre um dos três principais grupos de seres vivos, ao lado do grupo das bactérias e archae.

Teoricamente acredita-se que as organelas dos protistas descendem da evolução especializada das bactérias simbióticas, que vivem no interior das células e de outras bactérias, o que contribuiu, pelo menos em parte, com sua transição de célula procarionte (células sem membrana separando o núcleo do citoplasma) para célula eucarionte (células com núcleo organizado e separado do citoplasma por membrana nuclear).

O reino protista compreende um diversificado número de organismos. Deste reino fazem parte as algas, os protozoários e autótrofos (organismos capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese ou da quimiossíntese) multicelulares ou multinucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário